16/10/2013

Pensamento Kpopper: A importância dos Fan Chants

Annyeong Yodolkop'is como estão? Espero que estejam todos muito bem!!

Quando eu era novata no mundo Kpop, isso há alguns anos atrás, tinha uma coisa que me incomodava muitoooo. Sabe quando o seu grupo favorito está bem naquela apresentação e estão cantando aquela música perfeita e aquele povo fica numa gritaria no fundo, não calam a boca, aii isso me incomodava muito mesmo, realmente não sabia que aquilo era mais importante do que podia aparecer.

Aqueles gritinhos, estranhamente coordenados são chamados de Fan Chants e por incrível que pareça são propositalmente feitos para se adaptar com a música em questão. 
Já pararam pra pensar o porque de a música e o MV das promoções dos grupos saírem um tempinho antes do comeback oficial deles? Eles fazem isso por alguns motivos diferentes incluindo a contagem das vendas e downloads para os programas musicais, mas um dos maiores motivos é para que os fãs se acostumarem e aprenderem a música, para assim poderem criar os fan chants e apoiar seu Idols nos programas.

Ou seja, a gritaria é combinada antes de eles irem pros programas... tá tem um povo que só grita mesmo por gritar kk mas a maioria realmente trabalha para a coisa toda ficar legal.
Acho muito bonitinho eles encaixarem em alguns fan chants os nomes dos integrantes dos grupos *U*

No começo a gente fica mesmo irritada com aquele barulho todo, mas com o tempo você aprende que quanto mais alto o fan chant maior a popularidade do grupo, e o orgulho que dá ver um grupo que você gosta ter fan chants bem altos é realmente incrível.

Que tal um exemplo prático de um fan chant bem claro que dá pra qualquer um acompanhar?!

A música da IU chamada Good Day (uma de suas mais populares) tem um fan chant bem fácil e bonitinho. Aqui vai a letra e o vídeo pra quem quiser conferir. A parte colorida é o fan chant.


(A. I. YU. ui. joh. eun. nal.
re. al. dae. bak. A. I. YU.)
eojjeom ireoke haneureun deo paran geonji (Re. al. dae. se. A. I. YU. )
oneoulttara wae barameun tto wanbyeokhanji (Re. al. dae. bak. A. I. YU. )
geunyang moreuneun cheok hana motdeureun cheok
jiwobeorin cheok ttan yaegil sijakhalkka
amu mal motage immatchulkka (joheun nal)
nunmuri chaollaseo gogael deureo
heureuji motage tto saljjak useo (IU)
naege wae ireoneunji museun mareul haneunji
oneul haetdeon modeun mal jeo haneul wiro (IU)
hanbeondo motaetdeon mal
ulmyeonseo hal jureun na mollatdeon mal
naneunyo (urineun) oppaga (IU ga) joheungeol
eotteokhae
(IU ui joheun nal.
neowa na ui joheun nal.
urideuldo joheun nal.
hamkkehaja IU.
hamkke isseo joheun nal.)
saero bakkwin nae meoriga byeolloyeonneunji (mi. so. cheon. sa. A. I. YU.)
ipgo nawatdeon osi shilsuyeotdeon geonji (Re. al. dae. bak. A. I. YU.)
ajik moreuneun cheok gieok an naneun cheok
amu ireopdeon geotcheoreom gureobolkka
geunyang nagajago yaegihalkka (joheun nal)
nunmuri chaollaseo gogael deureo
heureuji motage tto saljjak useo (IU)
naege wae ireoneunji museun mareul haneunji
oneul haetdeon modeun mal jeo haneul wiro (IU)
hanbeondo motaetdeon mal
ulmyeonseo hal jureun na mollatdeon mal
naneunyo (urineun) oppaga (IU ga) joheungeol
(hyu) eotteokhae
(IU wijuroman ganeun nal, oneureun gippeun nal, joheun nal. A. I. YU. jjang.)
ireon nareul bogo geureon seulpeun mareun
haji marayo (haji marayo)
cheoreomneun geonji jogeum dunhan geonji
mideul suga eomneun geollyo
nunmureun naoneunde hwaljjak useo
ne apeul makgoseo mak keuge useo (IU)
naega wae ireonueunji bukkeureomdo eomneunji
jajonshimeun gopge jeobeo haneur wiro (IU)
hanbeondo motaetdeonmal
eojjeomyeon dashin motal baro geo mal
naneunyo (urineun) oppaga (IU ga)
joheungeol
(aiku, hana dul)
I’m in my dream
(It’s too beautiful beautiful day
Make it a good day
Just don’t make me cry)
ireoke joheun nal

  

Me lembro da época que o grupo KARA estava promovendo a música Pretty Girl, além dos fan chants o fã clube das meninas (Kamilia) ainda preparou uma surpresa especial, todos usaram luvas cor de rosa e fizeram a parte da coreografia onde as meninas levantam os braços e balançam em harmonia com a música. Isso foi tão fofo e diferente que muitos sites de notícias até publicaram sobre isso na época.


Claro que se vamos falar de apoio de fãs não podemos nos esquecer das fan lights né... os famosos light sticks, os "mares azul safira perolado, vermelho perolado, pêssego perolado" e por ai vai. Mas isso é assunto pra uma próxima matéria. 

Agora sejam honestos, vocês gostam de fan chants? Já tentaram aprender algum? Qual fã clube vocês acham que tem os melhores fan chants?
Bom espero que tenham gostado, não deixem de comentar ein?!

Ps.: eu ia editar umas matérias minhas incluindo essa porque estão falando de KARA como um grupo e tal, mas não vou mais. A Nicole saindo ou não KARA é KARA e eu adoro todas elas e eu me lembrei que eu nunca me refiro ao JYJ como JYJ e sim como DBSK então porque não fazer o mesmo com KARA e afinal até Dezembro pelo menos elas ainda são 5 :)


Beijinhos ~ bye 
By:Maddy

13 comentários:

  1. Eu acho bonitinho fan chants, mas fico com raiva quando vou ver alguma apresentação e esse povo atrapalha tudo T^T Eu sei que é importante e fofo pros idols saberem o quanto a gente ama eles, mas fico com raiva.
    Nunca tentei aprender sabe. Mesmo se eu aprender, só vou conseguir ir em um show de K-pop aos 18 anos ç_ç Quando eu tiver um emprego e publicar meu livro (pelo menos isso é_é)
    Kiss ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fan chants são bons mas quando é uma apresentação que a gente quer muito ver é meio chato mesmo :/
      Eu só aprendo dos grupos que eu amo muito ~ porque daí já vou ter visto o vídeo um milhão de vezes kkk
      Enfim ~ obrigada pelo comentário ~
      Beijinhos ~

      Excluir
  2. Eu sei alguns fan chants, esse da IU eu achei super fofo ;u;
    No começo eu ficava >muito< irritada, mas agora eu canto junto SIAHGSIUAHSUI
    Kiss ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei alguns também... hoje em dia eu me acostumei tanto que nem presto tanta atenção lol só quando é um grupo que eu amo e tenho vontade aprender ^~
      No começo sempre irrita kk mas com o tempo a gente aprende a relevar ~
      Beijinhos ~

      Excluir
  3. Eu adoro O3O
    Tem a música "La-Di Da-Di" dos meus divos que cantam as fan chants também, eu acho muito legal :) Olha o vídeo aqui
    Lindos, né *u*

    =*=*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi Manu *U* ai CROSS GENE <3 ~ amo as fanchants deles ~ tão altas *U* Eles são uns lindos mesmo *W*
      Beijinhos ~

      Excluir
  4. A no inicio eu tb odiava isso, eu via os live e ficava aquele bando de gente gritando, mas antes desse post eu me acustumei, foi bom saber mais sobre.
    bom quase todos os grupos tem um bom fan chat mas oq eu mais gosto é o do Suju!
    Bjs: Jeny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é regra ~ pelo menos 90% das pessoas odeia isso no início lol
      fico feliz que gostou de saber mais sobre eles :) os do SuJu são TOP mesmo *U* também amo <3
      Beijinhos Jeny ~

      Excluir
  5. Sei lá, pode até ser por uma boa razão, mas as vezes ainda irrita HAUAHHAUHA, acho que no dvd The 1st Concert do SHINee, tem tanto fan chat que magoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é irrita um pouco, ainda mais quando é aquela música perfeita e o povo AHHHHH no fundo ¬¬ ainda bem que em ballads quase não tem isso lol
      Beijinhos Gabi ~

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um sentimento meio dividido né ~ é necessário mas um pouco irritante~ hoje em dia eu até gosto mas não gostava nem um pouco lol
      Quando a música é muito boa dá vontade mandar o povo calar a boa porque né?! Mas enfim ~ se ajuda nossos Idols que seja :)
      Beijinhos ~

      Excluir
  7. Eu adoro o da música Lucifer do SHINee ... acho muito legal XDD

    Quase 4 | http://nearly4.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir